quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sir Nicholas Winton. O Cúmulo da Humanidade!

É difícil pensar que num mundo coberto por tão densa sombra de maldades e egoísmo, ainda restem luzeiros tão luminosos que aceitem entregar suas imensas claridades movidas apenas pelo instinto que lhes diz que isso é bom. É o certo a se fazer!
Refiro-me ao Sr Nicholas Winton - o homem que praticou um gesto de humanidade tão grandioso para com seus semelhantes justamente num momento em que o mundo todo a sua volta parecia respirar os ares do ódio e da intolerância. Este britânico que estava em visita nessa época à Checoslováquia , percebeu o rumo que as coisas estavam tomando e o extermínio iminente de seres humanos que estava prestes a começar e, por iniciativa própria, algumas semanas antes do início da II Grande Guerra, passou a escrever para diversos países afim de conseguir asilo à quantas crianças pudesse embarcar em trens - conseguiu apenas na Suécia e na Inglaterra e embarcou - ao todo 669 crianças - a maioria judias, que, retiradas daquele cenário, salvariam-se de serem exterminadas nos campos de concentração nazistas. 
O mais surpreendente vem agora: Talvez tão extraordinário quanto o gesto em si, seja a própria alma de Winton que, nunca enxergou no que fez grande feito - apenas fez e, guardou silêncio sobre o fato por mais de 50 anos. Quando perguntado a respeito do porquê não havia falado a respeito ele respondeu: _"Não havia porque falar!"
É de fato impressionante que ainda existam pessoas assim! Num mundo tão hedonista, em que qualquer ato boboca e sem significado transforma, da noite para o dia, anônimos em celebridades e fazem com que os protagonistas de tais atos encham-se de uma falsa percepção heroica, propalando-se fazedores de coisas jamais feitas, Sir Nicholas Winton - hoje com quase 100 anos de idade - é um exemplo verdadeiro de bondade, humildade, caráter e principalmente da graça de Deus!    

O vídeo abaixo conta um pouco dessa história e mostra o momento de seu encontro com as 669 pessoas que salvou! Convido a todos a assistirem a esse vídeo e se emocionarem profundamente! 



Um comentário:

  1. Lindo e emocionante. Longe dos holofotes, fazendo o que precisa ser feito.

    ResponderExcluir