terça-feira, 28 de abril de 2015

Pão do Dia - O Ambiente do Amor e o Ambiente do Medo

Existem duas forças opostas, ambas arrebatadoras na vida do homem - o amor e o medo. Entregar-se à primeira cria em nós um ambiente propício a que sejamos aperfeiçoados como gente. À segunda, a que criemos nossos piores fantasmas.
Mais que ambientes externos que nos ladeiem, essas duas realidade se impõe - uma ou outra - no interior do homem, tornando seu mundo um céu ou um verdadeiro inferno - um centro de desenvolvimento e aprimoramento constante ou uma demolição gradativa até das coisas mais essenciais do ser. Não há meias medidas. O que existe é a possibilidade de lutar contra a própria natureza, se for o caso, para instaurarmos em nós mesmos o ambiente do amor - o ambiente de Deus! Deus é Amor!
Fora desse, existe o medo - o medo que a Palavra afirma: Mais que um sentimento ou sensação, é um espírito. Especificamente em 1João 4:18 se diz que "o medo produz tormento"... Atente ao termos utilizado: "Produz". É muito mais do que dizer que quem tem medo terá tormento como consequência - Significa dizer que o medo, uma vez instaurado e no comando, produz/ cria/ forma - ele mesmo - tormentos específicos às suas vítimas. Perceba: O medo não leva a pessoa à algum tormento, mas cria tormentos! Além do que impede que sejamos aperfeiçoados no amor - o que significa dizer que, além de ocultar de nós a verdade do amor da maneira mais sórdida e mentirosa, nos demole ao invés de edificar - quem está tomado pelo medo se vai descaracterizando a tal ponto de tornar-se irreconhecível até a si próprio;
Ao contrário - o amor, uma vez instaurado, se expande - vai lançando gradativamente o medo, pois vai, afirmando e refirmando que somos amparados, amados, cuidados e que nada acontece por descuido senão por um propósito maior - e não existe nada que proporcione mais crescimento para a vida do homem do que se ver num ambiente assim.
Livrar-se do medo é preciso e, se isso não for possível de um único corte, faça-o gradativa e interruptamente. Se não for possível por meio de uma ação direta, vá pelo meio indireto e infalível: Encha-se mais e mais do amor - da consciência, do convencimento e da prática do amor dia a dia e, o amor, ele próprio, expurgará todo o medo criador de tormentos! 


Um comentário:

  1. Amém, vou passar sempre por aqui pra receber uma porção da palavra de Deus através da sua vida. Deus continue abençoando a vc e sua família. Abcs.

    ResponderExcluir