sexta-feira, 17 de abril de 2015

Pão do Dia - O Reino de Deus está Dentro de Vós

Nesse texto contido no Evangelho de Lucas, Jesus é interpelado pelos fariseus que lhe perguntavam sobre quando viria o Reino de Deus.
Há mais nuances que envolvem essa pergunta, desde o tom em que parece ter sido feita do que poderei explanar no espaço desse pequeno artigo, mas, pensemos principalmente na questão dos fariseus pensarem o Reino de Deus como algo que se pudesse encontrar na linha do tempo como qualquer outro fato histórico e datável do qual se pudesse narrar. 
A resposta de Jesus, não só é precisa - como, aliás, são todas as coisas espirituais - como é também, sob o ponto de vista retórico, genial - Ele responde primeiramente: "O Reino de Deus não vem com visível aparência, nem dirão: "Ei-lo aqui aqui!" ou "Lá está"". Ual! Que resposta! Jesus está dizendo que o Reino não apenas não está colocado na perspectiva de tempo como eles imaginavam, mas que, além disso, não está colocado na perspectiva de espaço - que seria o desdobramento natural da pergunta que eles fizeram -, ou seja, "Ok. Se ele não acontecerá hoje, nem amanhã, ou daqui há mil anos", logo a pergunta passa a ser naturalmente: "Onde então será?"  
Em outras palavras - e aqui um aprendizado incrível a todos nós - Jesus está dizendo que o Reino de Deus não é um advento que devemos esperar na linha do tempo, nem um estágio nirvânico de iluminação a ser alcançado, mas de modo radicalmente simples.... "O Reino de Deus está dentro de vós". Ou seja, já está! 
Aqui, naturalmente podem surgir três novas questões: 
_ Está desde quando?
_ Como ele está? Em que estado? Em que proporção?
_ O que ele é? Como o encontro dentro de mim? 

As respostas são também simples e exatas:

1) Jesus está falando na perspectiva daqueles que creram nele. A partir do momento em que temos em nós a consciência de Cristo, temos logo, como desdobramento imediato e inevitável, a consciência de várias outras coisas - sobretudo de nós mesmos. Sendo assim, a partir do momento que cremos de fato em Cristo, o Reino de Deus passa a estar dentro de nós;

2) Em que estado ou proporção ele está dentro de nós? Obviamente o Reino de Deus não pode estar em partes onde quer que se manifeste - uma vez que reino é governo, não se pode conceber a ideia de termos 1/2 reino de Deus ou 1/3 do governo de Deus onde quer que seja.... Isso é impossível! Portanto, quando Jesus diz que o Reino está dentro de nós, ele o está integralmente, em sua forma total. Mas aqui surge a ambiguidade - não do Reino, mas do homem - O Reino de Deus habita em sua forma integral num mesmo ambiente em que habitam também todas as mazelas da nossa natureza humana decaída - dilema muito bem exposto e resolvido pelo Apóstolo Paulo em Romanos 7. Por conseguinte o Reino de Deus habitando em nós não apenas poderá em tese trazer algum conflito e angústia, como inexoravelmente os trará! São as naturezas mais antagônicas que se possa conceber habitando no mesmo ambiente! Isso é graça de Deus! 

3) O que é o Reino de Deus? Um definição literal é descrita por Paulo em Romanos 14: "O Reino de Deus é paz, alegria e justiça no Espírito Santo! 

Onde está o segredo em tudo isso? 
Se ele não é algo a se esperar, nem a ser alcançado, pelo contrário, já está em mim em sua forma integral e completa e, num mesmo ambiente convive com toda a decadência da minha natureza....?
A resposta é: Decisão! A decisão férrea, porem, voluntária de, dia após dia, momento após momento, situação após situação, inclinar-se ao Reino de Deus e não à natureza - note que qualquer das duas inclinações se dá ao homem com muita facilidade, pois ambas habitam nele. Entretanto o poder da decisão que se reforça pela prática, cria, com o passar do tempo uma história escrita, na qual se pode enxergar a predominância do Reino de Deus na vida de uma pessoa - e é a isso que chamamos "um homem espiritual!"  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário