sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mãos Limpas e Coração Puro (Salmo 24)



O Salmo 24, salmo escrito por Davi, começa afirmando que o Senhor é o Criador e Dono de tudo que existe e foi criado. Logo em seguida traz duas perguntas que, aparentemente fogem ao assunto inicial: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer em seu Santo lugar?
Essa transição se explica da seguinte maneira: O salmista pontua categoricamente que Deus é o Senhor de tudo, não obstante, viver dentro das possessões de Deus não denota ao ser qualquer atribuição de valor, boa ou má, senão apenas e tão somente a graça - e essa vem de Deus e não de nós - que nos permite viver naquilo que Ele criou, tanto é assim que o escritor de Eclesiastes diria mais tarde: "Ele faz nascer o Seu sol sobre bons e maus"
Quando porém passamos do primeiro para o segundo versículo, o assunto se densifica e ganha um aprofundamento radical de consciência  no qual, aquela mesma existência humana que até então estava sendo descrita apenas como mais uma das existências criadas a desfrutarem de graça de toda a criação incluindo as suas próprias vidas, e que podiam, assim como as plantas e animais, sorver tudo que lhes é oferecido alienados a qualquer consciência superior, agora, a partir do versículo dois, os homens são chamados à responsabilidade pessoal de uma escolha! Mais do que isso: a viverem de modo tal a serem aceitos por Deus para estarem em sua Presença. Note: Estamos falando de um salto gigantesco - de uma condição inerme de de vida biológica da qual todos desfrutam aleatoriamente, a um relacionamento verdadeiro, profundo e contínuo com o próprio Criador de todas as coisas. Esse salto é exposto ao homem em forma de duas perguntas retóricas (porque já trazem em si mesmas as respostas e não admite interpretações e adaptações)
1a) Quem subirá ao monte do Senhor? Ora, se toda a terra pertence ao Senhor como se disse antes, por que Deus haveria de ter um monte específico? Não tem! Tem todos! Fica óbvio que a palavra "monte"neste contexto é usada metaforicamente para indicar a própria Presença do Senhor. Logo, a pergunta é também um convite: "Quem dentre vocês deseja se achegar a Deus?"
2a) Quem permanecerá em Seu santo lugar? Novamente uma metáfora! Se tudo na terra é de Deus onde seria o Seu santo lugar? O santo lugar é onde Ele mesmo está, não de forma intrínseca de um Ser onipotente (Deus está em todos os lugares porque Ele é a própria existência e o tempo), mas num sentido optativo de Deus! Ele disse, por exemplo, para Caim: "Se você proceder bem será aceito!"
Permanecer é um estágio mais profundo do que apenas chegar-se! Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos os escolhidos! 

Ambas as perguntas são retóricas e trazem quase que em si mesmas as respostas: "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração..." 

Bem, aqui parece termos chegado hum dilema irresolvível, pois, quem é essa pessoa? Quem dentre nós é limpo de mãos (no sentido de não ter mancha de pecado em nossos atos)? Pior, quem é puro de coração? 
A resposta inequívoca é: NINGUÉM! E, se por qualquer razão pudesse restar algum fiozinho de esperança quanto a isso, a própria Palavra de Deus assegura: "Não há quem faça o bem, nem um justo sequer"
Como então é possível? Sim! Porque por outro lado, Deus não induziria a uma pergunta apenas para que chegássemos à constatação desesperada de que não há saída. De fato não há saída humana para o caso, entretanto, o mesmo que faz a pergunta oferece em Cristo o Caminho!
Em Cristo o que significa ter mãos limpas e coração puro? 
Significa sermos alguém Nele, e não termos justiça própria senão aquela que vem do próprio Senhor. Temos mãos limpas e corações puros não por uma condição inata, nossa condição inata é a de pecado. Temos porque em Cristo recebemos justificação e propiciação de todos os nossos pecados. 

1João 2: 1e 2-  Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

Sendo assim tudo o que temos que fazer é nos agarrarmo a Jesus, a nossa justiça e lavarmos as nossas mãos todos os dias Nele, não fugindo das culpas, mas assumindo que Nele todas são remidas, assim como purificando Nele todos os dias os nossos corações pela confissão e novos propósitos. É assim e somente assim que se pode caminhar de glória em glória!  
   

Um comentário:

  1. Ótima explicação. Definição perfeita do significado na biblia de mãos limpas e coração puro. Realmente, só é possível por intermédio da cruz.

    ResponderExcluir