quarta-feira, 15 de abril de 2015

Por Que? ou Pra Que?


Embora pareçam similares em sentido e mesmo em sonoridade, as interjeições Por que e Pra que trazem uma vibração e um sentimento completamente opostos uma a outra. 
Há uma diferença abissal entre perguntar a Deus por que e procurar em Deus o pra que. Já aqui nota-se a diferença: Quem pergunta a Deus por que está desde logo eximindo-se totalmente da participação nos resultados que lhe sucederam e terceirizando isso a Deus, mas da pior forma possível. Quem formula as coisas dessa maneira é como se dissesse a Deus: _Você deveria ter cuidado melhor de mim e não cuidou. Deveria ter impedido que isso acontecesse, mas não impediu. Poderia (se me amasse de fato) ter feito com que as coisas fossem diferentes e eu fosse poupado dessa situação, mas não o fez.... Em suma. quando perguntamos a Deus dessa maneira estamos julgando a Deus, Seus motivos, Seus cuidados, Seu amor;
Jesus não nos enganou - alertou-nos claramente que no mundo passaríamos por aflições que nada tem a ver com o nível de santidade, fidelidade ou dedicação ao Senhor - não são prêmios ou castigos - são apenas parte do processo humano na caminhada! 
Vejamos na Palavra de Deus casos nítidos em que esse tipo de pergunta poderia aparecer de pronto: 

Jesus envia Seus discípulos de barco para atravessarem o Mar da Galiléia. No meio da travessia e da madrugada levanta-se uma grande tempestade, depois de tanto remarem e lutarem pra que o barco não virasse, Jesus aparece caminhando sobre as águas e acalma a tempestade, ou seja, Jesus não livrou aos discípulos de passarem por aquela tempestade, de passarem medos, incertezas, inseguranças, mas, no fim, os livrou no meio da tempestade; 
_Por que? Por que o Senhor que livraria ao final não impediu o processo de sofrimento?

_ Daniel: Por sua fidelidade e resolução interior férreas, Daniel, ao invés de premiado é mandado para a cova dos leões. Deus não livrou a Daniel de ir pra cova - ele teve que descer cada degrau, sentir o cheiro dos leões, ouvir ou rugido dos leões e finalmente estar entre eles. Deus não livrou a Daniel de nada disso, mas no fim, livrou a Daniel já la na cova de ser devorado pelos leões;
_ Eia a pergunta: Por que Senhor? Se o Senhor livraria de qualquer modo, por que deixar o coitado passar por esse estresse? 

_ Da mesma forma, Deus também não livrou a Jó de passar pelo que passou, porem, em seu pior estagio de sofrimento e vergonha, Deus o livrou completamente e mudou-lhe a sorte; 
_ Ótimo! Mas precisava? Por que???

_ Finalmente, o próprio Jesus que no Getsêmani clamou: "Se possível, afasta de mim este cálice sem que eu beba". Que no livro de Hebreus é descrito como "tendo erguido um grande clamor com lágrimas a quem o poderia livrar, aprendeu a obediência por meio do que sofreu"... Enfim, Deus não livrou a Jesus da cruz... 
_ Por que senhor?

Essa pergunta está formulada errada desde a sua base - ela é irrespondível porque parte de premissas equivocadas. É claro que existem porquês, mas esses nos escapam por completo, fazem parte de um mecanismo que é a própria essência de Deus a quem, nem mesmo no surto mais megalômano nós poderíamos sonhar em entendermos 

A única pergunta possível é Pra Que Senhor? 
Não é uma questão meramente semântica. Essa pergunta, diferente da outra, nos envolve no processo, parte do pressuposto de que aquilo que Deus fez ou permitiu é bom (senão Ele não permitiria), que aquilo que fez é bom (caso contrário não o faria) e nos envolve no processo, nos traz automaticamente a consciência de responsabilidade: 
_ Se aquilo que Deus fez é bom, se era o melhor caminho e se era necessário (premissas). Então o que é que Deus quis mostrar-me no meio dessa tempestade, nessa cova e nessa cruz? O que Ele quis aperfeiçoar em mim? O que eu devo aprender nessa situação? 

Viu como a coisa muda? 
As aflições - já prometidas por Jesus (João 16: 33) - deixam de ser o sofrimento inevitável e indesejável e passam a ser um campo de treinamento no qual Deus cumpre propósitos de aperfeiçoamento dentro em ao redor de nós! 



4 comentários:

  1. É bispo, é o que tenho falado pra Deus : PRA QUE? Quero aprender aquilo que Deus tem pra me ensinar

    ResponderExcluir
  2. GLÓRIAS À DEUS!! AMO O MEU CHAMADO; E SE É PARA CRESCIMENTO, QUE VENHAM AS LUTAS!! PRÓXIMOOO!!
    OBGDA, BPO, Abc

    ResponderExcluir