Na conhecida parábola dos talento, Jesus descreve metaforicamente quatro diferentes tipos de solos que recebem a semente.
Na parábola a semente é a palavra do reino que é lançada indistintamente em todos os tipos de solos, pois Deus não faz acepção de pessoas. Entretanto, ao receber a semente, o solo, dependendo de seu tipo e qualidade, começa a fazer a diferença no resultado final da planta pela forma como processa a semente.
Ora. Se, na parábola a semente é a palavra, o solo é o coração! Jesus disse que há tipos diferentes de corações que podem tanto fazer vingar a semente lançada tornando-a numa majestosa árvore frutífera quanto matar a semente tornando-a em nada.
Hoje, especificamente, vamos abordar o tipo de solo razo a que Jesus se refere:
e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. (Mateus 13:5-6)
E mais à frente, ao explicar esta metáfora:
porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende; (Mateus 13:5-6, 20-21)
O que significa não ter raiz em si mesmo?
Significa a superficialidade, a banalidade e a vaidade.
É importante que entendamos que, no tempo em que vivemos, somos estimulado a emergirmos e permanecermos na superfície das coisas muito mais do que na época em que Jesus proferiu esta palavra;
Quando alguém é tomado por essa superficialidade, é preciso que se diga, não há hábito ou ritual religioso que resolva, nem crença que dê jeito, nem palavras pronunciadas que anulem o efeito da rasura... Nada substitui o aprofundamento pessoal sem o qual nenhum projeto, por brilhante e precioso que seja, poderá ter sucesso em nós. Este aprofundamento, por sua vez, não pode ser feito senão por um desejo honesto e obstinado da nossa parte em não aceitarmos o julgamento aparente das coisas, não tomarmos como realidade apenas aquilo que nos afeta sensorialmente, e nem sermos levados por vozes ou tendências que não tenham antes sido validadas pela verdade dentro de nós. Devemos nos propor antes a irmos além, além das aparências, dos chavões e das expectativas vazias e, caminharmos para o mais próximo que pudermos da verdade e da luz!
ASSISTA A ESTE VÍDEO E, SE GOSTAR, NÃO DEIXE DE CURTIR E INSCREVER-SE EM NOSSO CANAL - É MUITO SIMPLES - BASTA CLICAR EM "INSCREVER-SE"
COMPARTILHE TAMBÉM COM TODOS OS SEUS AMIGOS E VAMOS
MULTIPLICAR O PÃO!
www.sergiobenites.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário