quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pão do Dia - Ouvir A Sua Voz Interior




Gênesis 12:
1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.




Existe um dilema aparentemente irresolvível na vida do homem que consistes em ouvir ou não a voz do seu coração/ do seu espírito.

Se por um lado temos os apelos novelístico e hollywoodiano que praticamente imploram para que todos, em nome do mais fugaz dos sentimentos que brote em seu coração, abandone por causa deste e sem pestanejar quaisquer outras razões, vínculos e tradições, por sólidos que sejam em nome de "ouvir ao coração". A "moral" desse tipo de pensamento é que "em nome do "amor" vale tudo".

Em extremo oposto a esse tipo de pensamento temos o que se baseia erroneamente na premissa de Jeremias 17 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas. Quem o conhecerá?" Erroneamente, digo, porque essa premissa, embora absolutamente verdadeira em seu devido contexto, jamais foi compreendida ou dita por Deus neste contexto - o de que qualquer coisa que emane do coração do homem seja engano e corrupção, até porque é justamente o coração do homem que Cristo transformou completamente. Lembremos das palavras da Epístola aos Hebreus "tirarei o coração de pedra e lhes darei coração de carne. Em seus corações imprimirei as minhas leis". Isto significa que há algo dentro de nós com o qual Deus deseja comunicar-se;

Ora, se o primeiro pressuposto - o de Hollywood - leva as pessoas a serem fúteis e vazias, geralmente postas em estado de confusão de modo que já nem sabem mais atrás do que estão correndo desta vez; o segundo deixa as pessoas paralisadas e neuróticas - inertes e, carregadas de inseguranças, completamente tolhidas de qualquer atitude - não raro, cínicas, pois acostumam-se a desprezar e negar o que interiormente já identificaram como verdade;

O fato é que há uma parte de Deus dentro do homem que testifica com a voz de Deus, A reconhece sem que esse processo passe necessariamente pelo intelecto ou pelo racional - ele simplesmente acontece dentro de nós - e nós, simplesmente sabemos, só não sabemos como sabemos, mas sabemos!

Você já se viu em situação semelhante? Em que algo testificou de forma tão clara dentro de si que você simplesmente sabia, sem que conseguisse sequer explicar porque sabia?

Foi essa a experiência de Abrão - chamado pela primeira vez por Deus aos seus 75 anos de idade, tendo a vida estável e previsível. A voz - do Deus que ele jamais antes ouvira - lhe diz coisas contundentes: "Sai da tua terra, ta tua parentela e da casa de te pai e vai para a terra que eu vou te mostrar..."

O mais impressionante talvez não seja o fato de Deus ter-lhe dito tudo isso, mas o fato de Abrão acatar sem pestanejar a ordem de alguém que ouvia pela primeira vez em sua vida - ordem que alteraria drasticamente para a dimensão do "não sei mais nada" o seu futuro e o de sua família;

A pergunta é POR QUÊ?

Por que alguém faria isso? Por que Abrão assim o fez?

A única explicação plausível que conseguimos encontrar a essa pergunta é a de que Abrão sabia que era
Deus. Sabia que aquele era seu destino, por estranho que isso nos pareça, e, sabia que era o certo a fazer;

Como ele sabia disso tudo?

A Voz de Deus testificou em seu coração/ em seu espírito e o eco dessa Voz fez produzir a voz interior de Abrão - a voz de sua decisão inequívoca que lhe disse: "Vai"... E então ele foi!

Todos nós temos a capacidade de ouvirmos e desenvolvermos essa voz interior;

Eclesiastes 3: 12 diz que "Deus pôs a eternidade no coração do homem". Ou seja, em cada ser humano, mesmo decaídos pelo pecado que somos, Deus permitiu permanecesse dentro de nós a propriedade de ouvirmos a Sua voz que, ecoada em nosso espírito forma a nossa própria voz interior;

Mas o fato é que podemos dar vazão e desenvolvermos essa propriedade de Deus em nós tronando-nos cada vez mais sensíveis e receptivos a ela, ou, simplesmente sucateá-la vivendo dia após dia de forma atribulada, voltados apenas ao sensorial, ao momentâneo, ao material - apagando a lâmpada interior do coração.


Quantas vezes desprezamos aquela voz gentil, quase intuitiva que existe dentro de nós e que, em determinadas circunstâncias parece insistir de modo contundente em nosso coração a fim de nos guiar... Quantas vezes optamos pelo racional, pelo seguro, pelo lógico e dizemos "...Bobagem!"... Mas o fato é que todos nós temos essa propriedade para que, por meio dela sejamos guiados pelo Espírito de Deus e nos tornemos cada vez mais edificados e confirmados, filhos de Deus! 


 





ESTE VÍDEO TRATA DA PROPRIEDADE QUE DEUS COLOCOU DENTRO DO HOMEM PARA QUE ESTE NÃO SEJA UM SER PERDIDO NO MUNDO;
COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS COM TODOS OS SEUS AMIGOS - VAMOS MULTIPLICAR O PÃO
www.sergiobenites.blogspot,com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário