quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pão do Dia - A Metodologia Simples do Milagre Segundo Jesus


Hoje abordaremos o tema "milagres" - mais especificamente, parte da metodologia que o próprio Senhor nos ensina no que se refere a isto. É claro que temos nas Escrituras diversos aspectos atrelados aos milagres de Cristo, isso porque cada um dos milagres de Jesus é, em si mesmo, além do próprio fato, uma fonte de ensino absoluto, uma jurisprudência eterna aos discípulos (João 14: 12), além de um legado extraordinário e insofismável de conhecimentos a todo o Corpo de Cristo e a todo ser humano. Entretanto trataremos apenas do aspecto metodológico chamado simplicidade - demonstrado por Jesus nessa passagem: 

Mateus 8: 1-3 -  1 Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. 2 E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. 3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.

Por aqui vemos que, ao contrário do que possamos pensar e, habituados que estamos em complicar as coisas num mundo ainda mais complicado, o caminho do milagre, explicado na prática pelo próprio Senhor Jesus, é o caminho da simplicidade e da fé pura.

Mas o que são simplicidade e fé pura
Simplicidade é a característica do espírito humano - recebida e exercida pela graça do próprio Deus - que permite ao homem aproximar-se de Deus de forma despojada - sem presunções nem desconfianças - sem idéias pré formatas nem aspirações além daquelas que são da própria vivência concreta das coisas. Veja por exemplo este leproso - ele não se aproximou de Jesus com o fim de entender sua situação, ou indignar-se, ou questionar isso ou aquilo - não! Sua situação era a concretude da sua necessidade - ele precisava ser limpo de sua lepra! Era só isso!
Ao mesmo tempo vemos a sua fé pura em ação: Para entendermos melhor a isso, contrastemo-lo (o leproso) em sua abordagem com a abordagem do sacerdote Nicodemos que, na calada da noite, foi ter com Jesus, antes de adotar ou aderir a qualquer evidência, por irrefutável que fosse, com o fim de entender teologicamente ao Senhor. O leproso não! Ele foi ao Senhor afirmando categoricamente: "Se queres, podes!" Completamente desinteressado em quaisquer questões satélites, tanto a sua necessidade quanto a sua fé estavam fundamentas na concretude espiritual dos fatos - ele sabia que Jesus podia porque vira ou ouvira falar a respeito e, portanto sabia. 
Diante disso eu pergunto: O que há a mais para se dizer? Para discutir? Nada! Qual é a barreira que resiste a esse tiro de percepção da realidade espiritual? Nenhuma! Só resta viver o milagre que já se sabe! 
A afirmativa categórica desse leproso deve ser para nós, nos dias de hoje, um norte ad eternum e uma certeza inalienável: "Se queres, podes", Afim de que ouçamos do Senhor: "Quero!" 







ASSISTA A ESTE VÍDEO - SE GOSTAR DE UM CLIQUE EM CURTIR E INSCREVA-SE NO CANAL (É MUITO RÁPIDO E FÁCIL, BASTA CLICAR EM INSCREVER-SE)
TAMBÉM DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI NO BLOG E COMPARTILHE ESTE PÃO COM TODOS OS SEUS AMIGOS 
www.sergiobenites.blogspot.com.br

DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário