terça-feira, 12 de maio de 2015

A Aposta de Pascal


Você sabe quem foi Blaise Pascal?



Blaise Pascal foi um cientista cristão nascido em Clermont-Ferrand, 19 de junho de 1623 — Paris, em 19 de agosto de 1662 - foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês.

Suas obras se estendem em campos dos mais diversos e, ao mesmo tempo correlatos – vão desde a matemática à física, da filosofia à teologia e ele teve um importantíssimo papel na aproximação entre a ciência e a fé, ou, pelo menos, fazendo com que essas duas áreas pudessem enxergar-se mutuamente e interagir uma com a outra. 

Ao escapar da morte num terrível acidente numa carruagem a caminho de Paris, Pascal se converteu num cristão fervoroso e diversas obras filosóficas e apologéticas cristãs, as quais inspiraram, dentre outros, a John Wesley - criador da Igreja Metodista; 

Entre os seus pensamentos mais famosos está a chamada "A Aposta de Pascal" que consiste numa proposta argumentativa de filosofia apologética. Ela postula que há mais a ser ganho pela suposição da existência de Deus do que pelo ateísmo, e que uma pessoa racional deveria pautar sua existência como se Deus existisse, mesmo que a veracidade da questão não possa ser conhecida de fato.
Pascal formulou a questão em um contexto cristão, e foi publicado na seção 233 do seu livro póstumo "Pensées" (Pensamentos). Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decisão, e antecipou filosofias futuras como existencialismo, pragmatismo e voluntarismo.

A Aposta de Pascal: 


· Se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito;

· Se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita;

· Se você não acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito;

· Se você não acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita.





Um comentário: