quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pão do Dia - A Essência De Ser Um Cristão


2Co 12: 12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.

Qual é a premissa que define o que é ser um cristão?
Para alguns a resposta viria fácil: "É a doutrina - a doutrina bíblica"; Para outros: "São os milagres"

Afinal, Quem está com a razão? Quem acredita que a doutrina é a premissa que define o cristianismo, ou o que acredita que são os milagres?


Uma análise não muito profunda já demonstra inequivocamente que o milagre é a premissa; e isto por uma razão muito simples: na própria narrativa cristã o milagre precede à doutrina. É muito fácil contatar isso:

Que doutrina implantada havia quando Jesus nasceu? Ou mesmo depois, ao longo da caminhada de Jesus na terra com os Seus 12, que doutrina estruturada havia nesse tempo enquanto centenas e indescritíveis milagres aconteciam a todo instante, um atrás do outro!?
Nenhuma! A doutrina viria depois a fim de estruturar o corpo de Cristo na terra.
De fato, os milagres já começaram no cristianismo desde o primeiro dia, quando o Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo virginalmente concebido pelo poder do Espírito Santo e, continuaram ao longo do tempo em que Jesus andou na terra encarnado como homem até a Sua ressurreição, e, continuam a acontecer desde então, inumeráveis,  através do Seu corpo que é a igreja. Assim, o milagre não apenas precede a qualquer forma de doutrina como se sobrepõe a ela sempre ao longo da história cristã em matéria de aferição de qualquer assunto, até porque uma doutrina pode ser discutida indefinidamente por meio da sobreposição infindável de suas interpretações. Com o milagre tal não acontece, este, uma vez comprovado, torna-se obrigatoriamente fato aceitável e final, incorporando-se, ele mesmo, ao escopo da fé doutrinal - é assim a tal ponto que Paulo os apresenta como as suas credenciais;
Lembremos-nos também que a doutrina desenvolveu-se a partir de um dado concreto chamado "milagre" e não o contrário. Portanto a premissa não pode ser a doutrina, mas sim o milagre.

Antes de prosseguirmos, é importante fazer um parêntese para deixar claro o seguinte: Não existe aqui qualquer tentativa em minimizarmos a importância fundamental da doutrina bíblica , mesmo porque ela é a nossa principal guia fixa de conduta e de fé. O que se está fazendo consiste apenas em classificar as coisas primeiramente por sua premissa, depois por cronologia, em terceiro por ordem de importância e, por fim, classificá-las por suas espécies: essência e fundamento - o milagre é a essência do cristianismo, a doutrina, o seu fundamento. É claro que precisamos das duas para vivermos e crescermos na fé e na vida cristão - quem cresce sem essência, cresce, mas não naquilo que deveria - seria como edificar um belo prédio, mas sobre um terreno diferente do determinado - de nada adiantará sua bela edificação. Por outro lado, ter a essência e não o fundamento impede que o prédio seja edificado, ou que, se edificado, subsista;

Portanto, ambos são de absoluta importância, entretanto, como estamos falando sobre essência, voltemos à questão do milagre: A questão é que se pretendemos viver a essência do que é ser um cristão genuíno, é justamente essa a perspectiva que temos que resgatar - a perspectiva do milagre que o Apóstolo Paulo descreve em 2Co 12: 12

Quando o Apóstolo nos fala, também na carta aos coríntios, que o seu evangelho não consistia de palavras de vã persuasão ele não estava dizendo com isso que possuía uma doutrina superior e que, portanto não era vã em detrimento de todas as demais existentes que eram vãs... Não é nada disso o que ele está dizendo! Paulo afirma com essa colocação que, em meio à proliferação de tantas doutrinas, ele não estava chegando com mais uma, mas, ao invés disso, estava ali proposto a manifestar entre eles aquilo que cria como a essência de sua fé: O milagre!


Infelizmente o que vemos hoje em dia é justamente o contrário - uma porção de pessoas centradas em doutrinas mil, tendo cada uma delas tantas e tantas variações que fica impossível precisar o que originou o que - cada uma delas diferentes das demais, mas todas, sem exceção, "corretas à luz de Deus". Em nome dessas doutrinas pessoas se dividem, se matam, criam grupos rivais, etc, etc.... e pior: Tudo feito em nome da Premissa pela qual dizem fazer todas essas coisas o que, por definição seria desde logo impossível;


É importante compreendermos algo fundamental: o cristianismo (termo que designa comumente os discípulos de Cristo), antes de ser uma doutrina ou uma religião, foi uma pessoa - a pessoa gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, e os milagres precedem a organização do pensamento cristão que se dá em forma de doutrina; portanto substituir a pessoa de Jesus por um pensamento cristão ou a expectativa de uma vida na esfera onde os milagres estão presentes, colocando em seu lugar apenas um corpo de doutrinas, por corretas que sejam, consiste n'algo de um reducionismo monstruoso e torna que assim o faz uma pessoa completamente desfocada, em termos de essência, da verdadeira fé.


É claro também que tudo isso que digo hoje não tem como intuito promover a caça às bruxas, não é para que saiamos por aí com o martelo de magistrado na mão a fim de julgarmos entre os "verdadeiros" ou "falsos" cristãos, entre a "verdadeira doutrina" e das "malditas heresias". Não! Absolutamente!

É sim para que façamos, cada um de nós, valer com absoluta singeleza o que nos diz o Apóstolo Paulo em 1Co 11:28 "examine-se o homem a si mesmo"
Isto já basta com certeza e é um trabalho pra muito tempo!

Portanto, Examine-se, pois, a fim de identificar em seu íntimo qual é o tipo de "cristianismo" que você vive ou pretende viver - se o das ideias ou o da verdade, dos milagres ou dos embates doutrinários. Examine-se e, se for o caso, converta-se, assim como eu também, humildemente procuro fazer a cada dia com mais e mais consciência de mim mesmo!








ESSE TEXTO E VÍDEO FORAM FEITOS ESPECIALMENTE E TÊM UMA LINGUAGEM VOLTADA A MUITOS QUE AINDA NÃO SÃO DA FÉ, QUE ENTENDEM ANDAR COM DEUS APENAS SOB CATEGORIAS RELIGIOSAS;
VAMOS MULTIPLICAR DE FORMA ESPECIAL ESTE PÃO DO DIA EM NOSSAS REDES SOCIAIS, CURTINDO E COMPARTILHANDO
DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS! 
www.sergiobenites.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário