quarta-feira, 24 de junho de 2015

Sobre o Tempo (Agostinho de Hipona)


Não houve tempo nenhum em que não fizésseis alguma coisa, pois fazíeis o próprio tempo.

Nenhum tempo Vos é coeterno porque Vós permaneceis imutável, e se os tempos assim
permanecessem, já não seriam tempos. 

Que é, pois, o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e
brevemente? Quem poderá apreendê-lo, mesmo só como pensamento, para depois nos traduzir
por palavras o seu conceito? 

E que assunto mais familiar e mais freqüente nas nossas conversas
do que o tempo? Quando dele falamos, compreendemos o que dizemos. Compreendemos
também o que nos dizem quando dele nos falam. 

O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém
me perguntar, eu sei; se quiser explicá-lo a quem me fizer a pergunta, já não sei. 

Porém, atrevo-
me a declarar, sem receio de contestação, que, se nada sobrevivesse, não haveria tempo futuro,
e se agora nada houvesse, não existia o tempo presente.

De que modo existem aqueles dois tempos – o passado e o futuro – se o passado já não existe e
o futuro ainda não veio? 

Quanto ao presente, se fosse sempre presente e não passasse para o
pretérito, já não seria tempo mas eternidade. 

Mas se o presente, para ser tempo, tem
necessariamente de passar para o pretérito, como podemos afirmar que ele existe, se a causa da
sua existência é a mesma pela qual deixará de existir? 

Para que digamos que o tempo
verdadeiramente só existe porque tende a não ser?


Confissões, Livro XI, cap.14


Agostinho - também conhecido como Santo Agostinho de Hipona - foi um dos pensadores e formatadores do pensamento cristão em meados do século IV. Considerado, na teologia moderna, tanto católica quanto protestante, como um dos pais da igreja, dado o seu caráter formatador e doutrinário;
Seu pensamento, amplamente influenciado pelo platonismo, procurou entender e explicar os elementos da filosofia clássica, sob os cânones da doutrina cristã.
Escreveu diversas obras, dentre as quais se encontra uma, em treze volumes chamada Confissões. Aqui, um texto dessa obra contida no livro IX a respeito do tempo: 


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