terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pão do Dia - VIDA? Ou vida?

VIDA? Ou vida? 



As palavras são as mesmas, os mesmos sons, letras e sequencia de letras, talvez até se encaixem gramaticalmente nos mesmos contextos, nos mesmos enredos, entretanto quero propor a você a seguinte reflexão: VIDA ou vida? Que tipo de vida é a sua? Em que tipo de vida você acredita? Qual vida almeja para si? 

Antes de prosseguir expondo a diferença entre VIDA e vida, quero me valer deste axioma de Jesus. Ele disse: 

João 10: 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


E outro: 

João 14: 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.


E ainda outro (este falado a Seu respeito e não propriamente por Ele): 


1João 5: 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.



O que se nota nessas três enunciações ineludíveis é que a palavra vida, diferentemente de como a usamos na modernidade referindo-nos a ela como um estado em que um ser existe, ou apenas como sinônimo de existência, é aqui aplicada a uma pessoa, à pessoa de Jesus! Falando d'outro modo: Vida, segundo Jesus não é um estado do ser, mas é uma pessoa, a Sua própria pessoa, o próprio Jesus!
Isso significa que só Nele há vida e que todos os conceitos e visões que não concebam a vida levando em conta essa dimensão estão completamente equivocadas!  
Ual! Isto é chocante, revolucionário! Isto muda tudo! 

Vida, numa concepção meramente biológica nós a temos e não sabemos bem como, aliás não apenas nós, também os ratos, as minhocas, as amebas, os macacos e as pulgas! 
O que decorre do ato de "viver" segundo essa perspectiva restrita (no caso humano) é ver-se constantemente buscando sentidos na "vida", tentando entender a todo custo o que significa de verdade o ato de acordar, respirar, trabalhar, não trabalhar, amar, odiar, sofrer, pensar, filosofar, orar, crer! Há uma certa intuição que nos diz repetidamente que deve haver algum sentido nas coisas aparentemente triviais, ao mesmo tempo esse sentido não se acha... Angústia!  
Não há sentido porque o sentido não estão nas coisas em si mesmas - nunca está, em nenhuma delas -, o sentido está na própria vida e não nos atos que dela decorrem e que comumente confundimos como sendo ela própria. O sentido está na vida, mas se a premissa da vida está equivocada, se temos por vida o que de fato não é, logo não haverá jamais coisas certas, atos gloriosos que bastem para compensar o vazio! Daí entendermos pessoas de "sucesso" e deprimidas. Daí entendermos pessoas que tem um lar perfeito, vazias e solitárias... é a vida (ou a falta dela)! 

Dessarte nos é premente entendermos como vida o que de fato seja Vida! 
Olhe de novo para as afirmativas de Jesus! 
Você acha mesmo que alguém por doido megalômano que fosse, afirmaria peremptoriamente como Jesus afirmou coisas do tipo "Eu sou a vida", ou "Eu vim dar vida em abundância"? 

É evidente, lógico, racional e inteligente da nossa parte concluir que não! Não se tratava de um doido varrido, mas de alguém que por falar coisas que carregavam uma implicação tão grande, sabia exatamente o que dizia. E mais, se Ele sabia o que dizia, é certo que há um mistério a ser decifrado por cada um de nós, sem exceção, no tocante a redefinir o que entendemos por vida! 
É simples: Compare o que você entende por vida (comer, beber, trabalhar, respirar, etc) com as palavras cabais de Jesus "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". 
Eu pergunto: Poderíamos dizer honestamente  que as duas coisas são a mesma? 
É claro que não! Se Jesus estivesse se referindo à vida como os atos do viver conforme já citamos, ou como um estado de um ser, logo Ele não estaria trazendo novidade alguma - todos os que ouviram e ouvem até hoje Suas palavras já possuíam ou possuem essa vida. Logo Ele fala de outra coisa quando diz VIDA! 
E buscar o entendimento sobre que "outra coisa" é essa, me parece ser a missão número um de cada ser humano, pois qualquer outra coisa decorrerá desse princípio! 

Bem, por hoje paramos aqui;
Há muito que se pensar, que se perguntar, que buscar em Deus! 
Façamos isso por hoje e amanhã o tema continua! 


Deus abençoe a todos em nome da VIDA! 


  
SE ESSA MATÉRIA TE FEZ ALGUM BEM AJUDE A DIVULGAR NOSSOS CANAIS QUE ESTÃO LOGO ABAIXO E VAMOS MULTIPLICAR O PÃO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário