domingo, 21 de fevereiro de 2016

Pão do Dia - O que importa? Ver ou Viver? "A Esponjinha"


Bom dia; 

Um dia desses minha mulher comprou, numa dessas lojas japonesas que vende de tudo, uma esponjinha para lavar louças - bela engenhoca - um reservatório quadradinho de acrílico transparente destinado a se colocar o detergente e que tinha na parte inferior as cerdas da esponja e na superior uma espécie de botaozinho de borracha que, apertado libera o detergente para a parte debaixo - a das cerdas;
Pois bem, dois dias mais tarde eis que me ponho a lavar as louças com a tal esponjinha oriental tecnológica quando em meio à lavação percebo o seguinte: aperto e aperto o botão de borracha e nada de descer o detergente. Eu virava a esponjinha, olhava na parte de baixo para ver se havia algum entupimento, e nada de ver o danado do detergente descer para ali, o curioso era que, mesmo não vendo nada, ao passar a esponjinha nos pratos, voilà, a espuma aparecia como que por milagre e os pratos ficavam limpos. Fui para o próximo prato, e o próximo e pimba, novamente aconteceia a mesma coisa - a esponjinha funcionava, mas eu não via nada de seu processo;
 
Lembro que a minha primeira reação foi a de xingar o aparato e pensar: "Que negocinho mais inútil! O detergente que deveria descer não desce! Bela aroba! Joguei dnheiro fora! Que bela enganação! 
Enquanto eu xingava pra dentro, continuava a passar a esponjinha nos pratos e ela continuava firme, funcionando perfeitamente, eu, toda via, estava mesmo era intrigado por não ver o detergente que deveria estar lá!

Foi então que a minha ficha caiu... "Afinal de contas", perguntei a mim mesmo retoricamente: "o que é que te importa? Ver o detergente ou ver sua ação limpadora? Ter os pratos e copos lavados?"
 
Assim também acontece conosco em relação ao agir de Deus, raramente - quase nunca - nós podemos ver com os nossos olhos o seu processo, porém, os efeitos do Seu agir são irrefutáveis, não obstante, nós também, a semelhança do que me aconteceu no caso da esponjinha, insistimos caprichosamente em vermos os sinais tal como os idealizamos como se fôramos os projetistas e Deus o executor da obra - queremos saber dos detalhes, ver os detalhes, arbitrar nos processos, isso acontece por causa da nossa insegurança, das nossas vaidades, da nossa desconfiaça em relação a Deus;

O Senhor JESUS disse (João 20:29) "Bem aventurados são os que não viram e creram"

Quantas vezes, como no caso da esponjinha, não entramos nessa cilada mental? Focamos no processo em si sem nos nos apercebermos que o resultado está acontecendo ainda que nada estejamos vendo?
Alguém que pede, por exemplo: "Deus, faz com que fulano faça as pazes comigo!" Ou então: "Deus, abra a porta desse emprego que eu preciso para pagar as minhas contas". etc, etc...
Pois bem, o fulano não dá o mais mínimo sinal de reconciliação, não sorri, não acena, mesmo assim passa a ter atitudes para com você que indicam paz! No caso do emprego, nenhum telefonema, nenhum contato, nenhuma porta, não obstante, de algum jeito que você não saberia explicar, as ditas contas foram pagas e nada te falta!
Em ambos os casos, se não estivermos apercebidos, tendemos a nos focarmos mais no sorriso que não foi dado e nas palavras hollywwodianas que não foram pronunciadas do que no fato objetivo de que a paz foi inexplicavelmente conquistada. Assim como no prendermos muito mais ao fato de que o telefone não tocara (numa nítida falha do agir de Deus) para anunciar a épica notícia do emprego que tanto nos encheria de orgulho perante os outros ao testemunharmos, do que no fato objetivo de que o suprimento veio, o livramento aconteceu e em nada ficamos descobertos

O que realmente importa pra você?
Que aconteça do seu jeito ou que simplesmente aconteça?

Eia uma coisa pra se pensar - o que buscamos?
Ver o detergente nas cerdas da esponja ou, mesmo sem tê-lo visto, conseguirmos lavar todos os pratos e vermos ali - pasmos - uma espuma abundante que não sabemos de onde veio?

O que te importa?
Ver ou viver?
Aos que querem ver, destina-se-lhes a angústia pela busca de respostas que são inócuas - satisfações ao ego;
Aos que entederam que "o barato" está em viver, basta-lhes a vida viva, acontecendo - dispensaram a muito as explicações que não lhes pertencem nem lhes acrescentam e completaram as suas vidas com a fé grata e consciente de que Aquele que já fez, faz e fará!


Bom dia!


SE VOCÊ FOI, DE ALGUMA FORMA, ABENÇOADO PELA REFLEXÃO DO PÃO DO DIA, POR FAVOR, REPARTA-O COM SEUS AMIGOS. TAMBÉM INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE - É RÁPIDO E FÁCIL
 
 
 
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário