quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Pão do Dia - JESUS, O Verbo





Bom dia amigos;

Seguimos falando sobre JESUS, nosso tema dos temas;

João, o discípulo mais próximo de JESUS - ao menos sob o ponto de vista humano, inicia o seu evangelho dizendo sobre o SENHOR: 


João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus.3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.


No princípio quando?
Antes de tudo - desde sempre - desde antes do tempo;

Quem era o Verbo? 
Esse que, quando encarnado foi chamado de JESUS - o próprio Deus eterno que sempre foi;
Verbo é o Ser de Deus, Sua inteligência;

Todas as coisas foram feitas por Ele... Quais coisas? 
Todas - tudo o que se possa chamar de uma coisa passou a existir por Sua vontade e decisão - animais fazem parte dessa categoria, o cosmos, o próprio tempo, a história, o homem... Tudo, menos o próprio Deus - Ele não é uma das coisas criadas porque Ele é o Criador - uma coisa não cria coisas e, se Deus não corresponde a nenhuma das coisas que conhecemos em nós ou fora de nós, logo Ele não pode jamais ser apreendido pela razão, pois a razão só apreende coisas. Ele não pode ser apreendido pela física, ou pela teologia, filosofia e, menos ainda pela religião - todas essas coisas são tentativas singelas de se descrever o indescritível, explicar o inexplicável e dimensionar o indimensionável - pobres de nós, coisas mortais! 

O fato é que o Verbo é o SER na mais absoluta definição da palavra - não é atoa que Deus, em repetidas ocasiões chama-se a Si mesmo de "Eu Sou" tanto no Antigo quanto no Novo Testamento por meio de JESUS. Deus é o QUE É! 
Nós existimos porque fomos criados, Deus É porque É e É o que É! 

Bem, partindo do princípio de que nós (homens) fomos criados por Deus à Sua imagem e semelhança, significa que algo do SER nos habita, ao mesmo tempo entretanto em que não SOMOS na plenitude, porque não somos Deus, somos criaturas de Deus; 

Ora, em que isso tudo nos interessa? 
Isso nos interessa no sentido de entendermos que se Deus é o SER, o É supremo e nós só o somos por verossimilhança, tornarmos-nos semelhantes a JESUS é o que nos faz SER mais e mais! Em outras palavras, quem está distante de JESUS (e por favor, esqueça as considerações religiosas de "estar distante", refiro-me ao ser de verdade) - quem está existencialmente distante de JESUS está se esvaziando de SER, porque somente JESUS É por definição - Ele é a definição primeira e única de SER;

Eu te pergunto: O que isso tudo que eu disse tem a ver com religião? 
Absolutamente nada! 
Com dogmas? Doutrinas? Teologias? Crenças? 
Nada!
Tem a ver com vida, a vida que existe de verdade, aquela que é! 

JESUS é o SER, sem Ele não se é! 
E não me refiro ao JESUS do qual se fala nos evangelhos ou nas escrituras - lá se tenta descreve-lo da melhor forma. Refiro-me ao VERBO que vem antes de tudo, que estava no princípio com Deus e que era Deus. Que fez todas as coisas - fez a mim e a você - quando? Não sabemos, sabemos porém que fomos feitos pra SER, afinal, pra somente existir já existem as árvores, os cosmos, as amebas, os oceanos. Nós fomos feitos pra SER e SER nome - o nome do SER é VERBO, também chamado JESUS, ou ainda EMANUEL se preferir. Mas o caso é que só somos se nos conformarmos com o que é SER, caso contrário, apenas brincamos de existir! 


Ótimo dia em nome de JESUS! 

P.S.: Amanhã daremos continuação a esta reflexão sobre JESUS e o nosso ser. Começarei com uma frase de Sto. Agostinho que já deixo para pensarmos, que diz: "JESUS CRISTO é mais eu do que eu mesmo"



AMIGOS, REPARTAM ESSA PALAVRA COM SEUS AMIGOS, QUEM SABE ELA ENCONTRARÁ UMA CARÊNCIA E SERÁ PÃO?! Nossos links seguem abaixo. 






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário