quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pão do Dia - JESUS CRISTO é mais eu do que eu mesmo




Bom dia amigos;


Conforme prometido ontem, nosso Pão do Dia de hoje começa com esta frase de Santo Agostinho: "JESUS CRISTO é mais eu do que eu mesmo".

Ontem, sob o tema "JESUS, O Verbo" eu disse que o Verbo é o SER por definição e que nós que também somos, o somos por verossimilhança ao Verbo - nunca em nós mesmos;
Pois bem, permita-me deixar mais clara essa verdade:

Muitos imaginam JESUS CRISTO como uma pessoa que é e, cada um per si, como pessoas que também são. Segundo esse ponto de vista quando eu venho e digo que só é possível que alguém "seja" se estiver conformado a JESUS, o SER Supremo, é justificável que alguém pense o seguinte: "Para que então eu seja alguém de fato, é necessário anular-me, perder minha individualidade, minha subjetividade - aliás - desenhada única pelo próprio Deus - para assumir o "ser" de uma outra pessoa" - Ora, ainda que essa outra pessoa seja a pessoa de JESUS que viveu na terra a dois mil e tantos anos atrás e foi absolutamente perfeito, ainda assim, me parece muito mais atraente a idéia de continuar existindo como eu mesmo - imperfeito, incompleto e complicado - do que tentar conformar-me a um modelo extrínseco o qual desconheço e ao qual, mui provavelmente jamais alcancarei.

Não faz sentido?
De fato, isso faz todo o sentido quando pensamos em JESUS como um modelo humano extrínseco, análogo ao nosso (também humanos) só que infinitamente melhor. Porém o caso amigos é que a coisa não é bem essa!
Antes de ser o JESUS que veio como homem e andou sobre a terra, Ele era o Verbo desde o princípio! Portanto, JESUS não é um modelo extrínseco ao qual precisamos nos ajustar para "sermos" às custas da nossa individualidade e liberdade, pelo contrário, Ele é o VERBO - o VERBO é o modelo segundo o qual é feito o ser humano, ou seja, o ser humano é feito de Deus, do VERBO, de JESUS, logo ele será tanto mais perfeitamente um SER humano quanto mais se assemelhar ao VERBO do qual é feito, pois sabemos que uma coisa - qualquer coisa - será mais perfeita tanto quanto assemelhar-se e for adequada ao seu modelo;

Perceba, o "ser" para nós, humanos, não é uma condição intrínseca como o é para Deus, ou seja, Deus é Aquele que É em si mesmo, nós não - não "somos" em nós mesmos - só podemos ser em Deus, pois fora Dele não há nada e, quanto mais à Ele nos conformamos, tanto mais somos nós mesmos!
Sobre isto o Apóstolo Paulo elucida:

___________________________________________________________________

Atos 17: 28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos
___________________________________________________________________


Quanto mais o homem se assemelha ao modelo pelo qual foi projetado e criado, tanto mais ele passa a "ser" (na mais pura definição desse verbo), pois "ser" é uma condição intrínseca do modelo que é o VERBO e, se somos, somos unicamente pelo fato de que fomos feitos à imagem desse modelo, e só por isso!

E aqui se explica o porquê me utilizei da frase de Santo Agostinho (um dos pais da igreja): "JESUS CRISTO é mais eu do que eu mesmo", pois se cada um de nós, vasculhando a própria alma, escavando camada por camada, procurássemos até chegarmos à nossa quintessencia, lá não encontraríamos o Sergio, o Luiz, a Ana, a Maria, o Marcos.... Encontraríamos o VERBO, Aquele de quem todos somos feitos!

É claro que a partir do VERBO, em cada um de nós foram-se construindo coisas e coisas - o conjunto de crenças (que aliás não é absolutamente igual nem sequer em dois indivíduos de uma mesma religião) que adotamos ao longo da vida, nossos gostos, educação, temperamento, milhares de aspectos almáticos, etc, etc... Mas não é sobre isso que falo - falo da "essência das essências";
Percebe como diferenças doutrinais, culturais e psicológicas tornam-se pequenos detalhes frente à VERDADE DO SER?

Pois é amigo, o Evangelho de CRISTO não é pra crer, é pra ser - sem ser não vale (né Nicodemos?)  

Mas e quanto ao JESUS homem? Que veio como homem e nos mostrou em si mesmo o modelo de SER?
Bem, na verdade, o modelo de SER já existia, sempre foi em JESUS CRISTO, pois desde o princípio Ele é o VERBO. Acontece que o homem se distanciou tanto de si mesmo, do "SER interior" que ou modelo análogo ao homem veio para reforçar o SER que já ERA antes,

Portanto, seja por interioridade em conformação ao VERBO que está em nós porque é Dele que somos feitos, seja por arquetipia em JESUS, homem, Ele, JESUS é o modelo do que é SER!

SEJAMOS!


Bom dia em nome de JESUS!



SE ESTE PÃO DO DIA FOI BOM E ÚTIL A VOCÊ, REPARTA-O COM SEUS AMIGOS;
ABAIXO NOSSOS CANAIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário