Na postagem anterior, durante a exposição de idéias sobre os protestos do último domingo 15/03, citei alguns termos para os quais alguns leitores possam não estar familiarizados como Foro de São Paulo, Gramscianismo e outros. Sendo assim, gostaria de pontuar brevemente o que é o tal do Foro e pra isso quero me valer de parte de um excelente texto do jornalista e escritor Paulo Briguett que diz o seguinte:
"Sei, por exemplo, o que é o Foro de São Paulo. Em 1990, lideranças da esquerda, comandadas pelo sr. Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniram na capital paulista com o objetivo explícito de recuperar na América Latina o poder que os regimes comunistas haviam perdido no Leste Europeu no ano anterior, com a queda do Muro de Berlim. A estratégia da esquerda latino-americana não seguiria mais o modelo bolchevique de tomada do poder e terror policial; o caminho seria o da conquista gradual dos corações e mentes, através de uma cuidadosa dominação da cultura, inspirada por Antonio Gramsci, o Maquiavel moderno. A tal campanha pela “ética na política”, durante o governo Collor, era uma das etapas desse processo de revolução cultural, política e, finalmente, social.
Hoje a maioria dos países da América Latina é governada por líderes esquerdistas profundamente identificados e comprometidos com o Foro de São Paulo"
Existe um vasto material documental na internet sobre o Foro, desde atas até videos oficiais com discursos de vários agentes. Num deles, Lula assume terem sido eles (o Foro) os responsáveis por colocarem Hugo Chavez na presidência da Venezuela numa declaração explícita de violação da soberania de um país por agentes externos. Isso e muito mais que pretendemos escrever em ocasião oportuna.
Forte Abraço a todos, fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário