sexta-feira, 27 de março de 2015

O Banimento das Bíblias das Escolas: O que você pensa a respeito?

Banimento: O banimento é uma medida jurídica pela qual um cidadão perde direito à nacionalidade de um país, passando a ser um apátrida (a não ser que previamente possua dupla-cidadania de outro país).O banimento é usado como método de repressão política.
banimento foi usado com freqüência pela ditadura militar do Brasil para punir dissidentes políticos e guerrilheiros que cometessem "crimes contra a Segurança Nacional", como seqüestro de diplomatas estrangeiros e luta armada nas cidades e em áreas rurais.

A constituição brasileira de 1988 proibe de modo absoluto esta pena no art. 5o inciso XLVII - não haverá penas: a)de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, IXI; b)de caráter pertétuo; c)de trabalhos forçados; d)de banimento; e)cruéis;

O procurador geral da República, Sr Rodrigo Jannot, requereu na semana passada que fossem retiradas as bíblias das escolas e bibliotecas públicas alegando que a presença das mesmas criam certa tendência religiosa além de comprometer a laicidade do Estado. Pois bem, nesse vídeo abaixo procuro deixar claros diversos pontos de vistas sob os quais esse argumento é completamente inconsistente para dizer o mínimo, desde a realidade de que a bíblia constitui não apenas base de fé para considerável parcela da população brasileira (com a predominância esmagadoramente cristã), muito mais do que isso, ela constitui parte dos próprios alicerces sobre os quais a civilização ocidental se ergueu e existe em seus códigos éticos e morais, de maneira que, os desdobramentos de tal ato (que obviamente não virá desacompanhado de outros similares ou piores) não apenas tocam em objeto de fé para muitos, mas constitui um atentado aos próprios alicerces civilizacionais dos quais todos (cristãos ou não) partilhamos. 
O Sr Jannot, pra quem não sabe é o mesmo que está determinando o rumo das instâncias e implicâncias em que serão atribuídas aos réus do pretrolão.... Se fosse só por esse fato, a mim ja pareceria árdua por demais a tarefa que ocupa a mente desse senhor para que preocupe-se com o fato de as bíblias estarem ou não disponíveis nas escolas afim de que a ela recorram aqueles que desejarem, como aliás, acontece em países democráticos como o Brasil (assim espero)!

Obs.: A palavra "banimento" foi utilizada aqui porque, no meu entender é justamente disso que se trata: alguém sendo expatriado de sua própria terra. A bíblia obviamente não é brasileira, mas, mas, sem dúvida alguma é patrimônio do Brasil assim como é de todos os povos independentemente de credo religioso. 

Assistam por favor o vídeo a respeito do assunto em partes 1 e 2




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que precisamos orar muito pelo Brasil, pq o comunismo bate as portas. Pena que a grande maioria da população brasileira entrou na onda da luta das classes. Rico contra pobre, negros contra brancos e nordestino x sul etc. Enquanto isso o governo comanda o seu grande sonho de tornar o Brasil um país comunista.
    É preciso orar muito.

    ResponderExcluir