terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Pão do Dia - Lutar com Deus - Parte 3 - Jiu Jitsu ou Muay Thai?




Bom dia; 
Jiu Jitsu ou Muay Thai?
Aos que gostam de luta como modalidade esportiva sabem que no MMA (Mix Marcial Arts, Mix de Artes Marciais) existe uma combinação de artes e técnicas de lutas a fim de vencer o oponente. Dentre as principais dessas técnicas estão o Jiu Jitsu e o Muay Thai
Jiu Jitsu que se desenvolveu entre os samurais japoneses se traduz por "suave" ou "brando" e visa, através do agarramento, usar tanto a própria força quanto a do próprio adversário contra ele a fim de subjugá-lo.

Duas coisas curiosas: 1) O objetivo principal não é machucar o oponente, mas fazer com que ele se renda a você. 2) Não é incomum o deslocamento de alguma articulação nessa modalidade de luta: 

Já o Muay Thai não tem agarramento e nem visa a submissão do oponente, mas nocauteá-lo. É uma luta de contato. Na modalidade são empregados punhos, canelas, cotovelos e joelhos o que causa lesões sérias...;
A essa altura alguém pode perguntar: "Mas o que tudo isso tem a ver com o Pão do Dia?"
A resposta é que eu ainda estou falando sobre "lutar com Deus" e pensando na luta de Jacó com Deus (que é a luta para a qual Deus nos convida. A qual Ele espera de nós) só posso concluir que Jacó lutou com Deus um bom jiu jitsu e não muay thai. Jacó, embora resoluto em decidir ali a sua vida e de não sair do Vau de Jaboque sem a bênção de Deus que mudasse o seu destino (ler Gn 32) não aplicou golpes hostis no Anjo, mas agarrou-se com Ele a fim de "submetê-lo". Para Jacó não era uma questão de capricho, era uma questão de vida. Ele não podia mais conviver com o estado de coisas que se lhe apresentava diariamente em sua existência, então agarrou-se sem conjecturar aspectos éticos ou morais, a existência se sobrepõe a isso. 

Quem precisa mesmo, vai e se agarra sem querer saber do resto! É uma questão do tamanho da necessidade, não é outra coisa senão isso.
Foi um bom jiu jitsu pois, na luta, sua coxa foi deslocada;
Essa é a luta que Deus espera travar comigo e com você. 

Muay Thai? Golpear e ferir ao Senhor? Olhar para a sua vida e, revoltado por coisas das quais Deus nada tem a ver, xingar a Deus, dizer que Ele não existe, pois se existisse...? Feri-lo com palavras e atitudes? 

Pra quê?
O que exatamente você deseja com isso? Exteriorizar seu ódio, suas marcas, suas tristezas ou agarrar-se à Esperança e dela extrair a virtude de vida necessária? 
Saber o que você deseja definirá que tipo de luta empreenderá, metaforicamente falando, em sua relação com Deus; 
Ademais, será que Jesus já não foi suficientemente golpeado e ferido de todas as formas possíveis? E tudo isso voluntariamente, por puro amor! 

Moisés, num surto de revolta, feriu a Rocha (Cristo) no deserto e o resultado - ao menos para o próprio Moisés - foi frustrante ao invés de proveitoso. De fato, se descobre que é frustrante ferir a Deus ao invés de decidir-se ir a Ele; 

Pense mais uma vez: Do que você realmente precisa? De um saco de pancadas? Um "Bob" no qual descarregue toda a sua ira? De um culpado que preencha todas as suas tragédias existenciais? 
Permita-me responder: Não! O que você precisa de fato é ficar frente a frente com o AMOR em pessoa, agarrar-se ao Tronco de salvação que se apresenta mansamente a você nesse Vau de Jaboque da vida! 

Dito isto tudo, decida-se: Jiu Jitsu? Ou Muay Thai? 
Para concluir, algo importante: Quero assegurar aos que optarem pelo Jiu Jitsu de que Ele, o Deus Todo Poderoso, submeter-se-á a você e isto por pura graça, por puro amor, pois Ele dá graça aos humildes, mas aos soberbos resiste! 

A decisão agora é toda sua. Boa luta e ótimo dia em nome de Jesus! 






ESPERO QUE ESTE PÃO DO DIA LHE HAJA ABENÇOADO DE ALGUMA FORMA;
SE ESTE É O CASO, QUE TAL COMPARTILHÁ-LO EM SUAS REDES A FIM DE QUE MAIS PESSOAS SEJAM BENEFICIADAS? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário