terça-feira, 7 de julho de 2015

Pão do Dia - Há Caminho







Aos que creem em Deus não é nenhuma novidade que Ele age de forma sobrenatural, soberana e surpreendente na vida dos homens. Age como, quando e na intensidade que quer segundo a Sua onisciência, onipotência e onipresença. Aos que não sabem ainda disto fica essa realidade em forma de boa nova - novidade que se pode condensar em realidades palpáveis e concretas, uma dessas realidades inequívocas é a de que Deus abre caminho aos que Nele esperam - não importam as circunstâncias ou dificuldades - Deus abre caminhos!

Esse pensamento inicial me ocorreu quando pensava neste salmo:


_______________________________________________________________________


Salmos 107:
1 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.
2 Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo
3 e congregou de entre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do mar.
4 Andaram errantes pelo deserto, por ermos caminhos, sem achar cidade em que habitassem.
5 Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma.
6 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.
7 Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem.
8 Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!
_______________________________________________________________________


Juntamente com este salmo e, a partir dele, lembrei-me de alguns episódios descritos na Palavra de Deus. Por exemplo: 

  • O de José que injustamente foi parar no fundo de um poço. Posteriormente, e, novamente, por vias da injustiça, numa prisão;
  • Lembrei-me também de Daniel que, por recusar-se a deixar de praticar as coisas inerentes à sua fé - a oração - foi enviado à cova dos leões;
  • Ainda na Babilônia e, na mesma época, lembrei-me de Sadraque, Mesaque e Abedenego que, por recusarem-se a prostrar-se diante da estátua do rei Nabucodonosor - numa clara atitude de demência e auto endeusamento - foram cruelmente jogados vivos numa fornalha de fogo;
  • Por fim, lembrei-me da história do próprio povo de Israel que, clamando no deserto, cansados, perdidos e sedentos, clamaram a Deus e, por duas vezes viram as águas se abrindo diante de seus olhos - a primeira, aquelas que os introduziram à travessia: as do Mar Vermelho. A segunda, aquelas que se abriram para que, ao final dos quarenta anos de caminhada no deserto, pudessem entrar na terra da promessa: as do Rio Jordão;
Pois bem, o que é que todas essa passagens possuem em comum? 
O fato de que em situações irreversíveis, impossíveis, impensáveis e cabais, Deus abriu e lhes deu caminho! 
A nossa reflexão de hoje poder-se-ia dar por concluída na seguinte realidade: "Deus abre caminho ao Seu povo, não importando quais sejam as circunstâncias!" 
Entretanto, há uma camada mais profunda desta realidade na qual é fundamental que cheguemos: O caminho é uma Pessoa!

Normalmente quando lemos ou ouvimos a respeito de histórias como essas citadas acima ou, mesmo em nosso contexto prático, quando pensamos em caminho, este está associado à ideia de uma saída, opção, ou de uma boa estratégia para um problema ou situação. Porém, eu pergunto: Quantas e quantas vezes, nos vemos em situações para as quais simplesmente não existe mesmo saída, as opções foram esgotadas e as estratégias são simplesmente inúteis? Vamos e voltamos em nossos pensamentos e, quanto mais procuramos tanto mais nos afligimos por causa da constatação, cada vez mais irrefutável de que não há caminho!

O que há de errado nesses casos?
A nossa concepção! A de que caminho seja a boa ideia que ainda posso ter, a saída que naturalmente virá, ou coisa parecida. Definitivamente não é isso! Caminho é uma Pessoa - a Pessoa de Jesus - Ele disse explicitamente: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida..."

Portanto, a boa nova continua: Há mesmo, da parte de Deus, caminho! Não importa o que você esteja vivendo ou o deserto pelo qual esteja passando. Deus tem pra você caminho! No entanto, é preciso que se entenda que, ao invés de insistir na auto suficiência da busca da estratégia perfeita e quimérica, sazonal e intrínseca apenas à situação do momento, esse caminho é a Pessoa de Jesus - é a Ele que devemos buscar, a Ele apelar, por Ele esperar, Sua companhia cultivar e Dele desfrutar!  






OLÁ, SE ESTE PÃO DO DIA TE AJUDOU E EDIFICOU, AJUDE A LEVA-LO TAMBÉM A DIVULGÁ-LO A OUTROS - COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS. VAMOS MULTIPLICAR O PÃO! 


BLOG: www.sergiobenites.blogspot.com.br
INSTAGRAM: bpsergiobenites
CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCX7DhumGlmUjeNVX_f-SFsg/feed?view_as=public
FACEBOOK: https://www.facebook.com/pages/Gra%C3%A7a-e-Verdade/788908997862349?ref=hl
WHATSAPP: (11) 94702-3906








Nenhum comentário:

Postar um comentário